Muitos de nós já escutamos diversas coisas sobre o dinheiro, principalmente coisas que não são verdades e sabe aquele ditado que diz que de tanto uma mentira ser encarada como verdade, ela acaba se tornando verdade?

Pois é, foi isso que aconteceu na cabeça de milhões de brasileiros ao escutar as cinco frases que separamos abaixo.

Nenhuma das frases abaixo são verdadeiras, muito pelo contrário, são mentiras enormes, mas que as pessoas colocaram na cabeça como sendo uma verdade absoluta.

Espero que esse não seja o seu caso, mas se for, te convido a começar a ressignificar essas frases.

A primeira grande mentira é essa. Dizer que o cartão de crédito é o nosso maior inimigo, é uma mentira sem tamanho. O problema não é e nunca será o cartão de crédito, afinal de contas, ele não irá sozinho ao shopping e fará as compras. O problema é e sempre será você que não tem controle financeiro e ainda quer usar cartão de crédito.

Se você ainda não possui maturidade financeira para utilizar cartão de crédito, então seja inteligente, se ajude, não utilize, ou se tiver, use um com um limite que atenda apenas as necessidades de compras nas quais solicitam cartões de crédito.

Existem alguns gastos nos quais a gente só poderá comprar utilizando cartão de crédito. Por exemplo, a academia na qual frequento, eles só aceitam pagamento através do cartão de crédito.

Para esses casos, você precisará de um cartão de crédito, mas poderá solicitar um limite que atenda apenas essas necessidades.

Mais uma mentira! Se você não colocar na frente as coisas que realmente importam para você, a sua prioridade, realmente, nunca dará para poupar dinheiro, afinal de contas, você estará gastando seu dinheiro com coisas que não importam.

Quando estiver montando seu orçamento, coloque como prioridade as coisas que são realmente importantes para você. Por exemplo, se você quer realizar um sonho de uma viagem, ou quer comprar um carro ou uma casa. Essas coisas que verdadeiramente são importantes para você, precisam receber uma atenção especial.

Se você receber seu dinheiro e pagar tudo para ver o que sobrará no final para os seus sonhos e objetivos, te digo que nunca você irá conseguir chegar onde quer chegar.

De novo! Priorize aquilo que realmente é importante para você.

Quando não temos um controle financeiro, não temos um orçamento, achamos que se tudo que entrar, sair, então está tudo certo, estou organizado financeiramente.

Essa é a maior ilusão que existe, pois bastará um problema financeiro em sua vida que você verá sua saúde financeira cair por terra.

Ao final de tudo, o dinheiro tem que sobrar. Não importa quanto, mas precisa sobrar dinheiro. Se você vive em uma vida onde todo o dinheiro que entra é a mesma quantidade que sai, você está muito próximo de um colapso financeiro e precisa de forma urgente de uma organização financeira.

Ouço muitas pessoas falar isso. Diversas pessoas acreditam que para investir, é preciso ter muito dinheiro, e não é verdade isso, afinal de contas, você pode se tornar sócio de empresas com apenas 10 reais. Ou pode até investir através do Tesouro Direto, com 40 reais.

É evidente que quanto mais dinheiro você tiver disponível para investir, melhor, pois o retorno será maior, mas isso não quer dizer que você tem que esperar ter muito dinheiro para começar a investir.

Para chegar em milhões de reais, você precisará passar por quantia bem menores.

A quinta e não menos importante mentira é sobre a segurança da Caderneta de Poupança. Atualmente, o investimento mais seguro que existe é quando emprestamos o nosso dinheiro para o Estado, através do programa Tesouro Direto.

“Mas Tarcísio, como que emprestar meu dinheiro ao país, nessa bagunça que está, é mais seguro que deixar meu dinheiro na Caderneta de Poupança do Banco Itaú?”

Nenhum investimento é mais seguro que investir através do Tesouro Direto, por um motivo muito simples. Não existe nenhum banco que consiga emitir dinheiro, ou seja, imprimir dinheiro, apenas o Estado consegue fazer isso.

Se o Banco Itaú estiver precisando de dinheiro, ele não poderá ligar a “impressora” e imprimi dinheiro, já o país pode fazer isso.

Não é o caminho mais saudável para a economia de nenhum país, mas é uma ferramenta que o Estado pode se utilizar para evitar problemas financeiros de forma imediata.

Shares