O Sistema PIX ainda é muito novo, não completou nem mesmo uma semana da sua utilização e com isso, diversas dúvidas surgem sobre esse sistema que promete revolucionar a forma de pagamento no nosso país.

Nós separamos as principais dúvidas que surgiram neste começo para tentarmos entender bem como é o funcionamento desse novo sistema.

Posso usar o PIX sem a chave PIX?

Segundo o Banco Central do Brasil, mesmo que você não tenha o PIX, você poderá utilizar os serviços do sistema, mas a instituição afirma que isso poderá tornar o processo mais lento.

Como enviar dinheiro sem ter a chave PIX?

A pessoa que quer enviar o dinheiro, terá que entrar no aplicativo da instituição financeira. O aplicativo irá perguntar por qual forma a pessoa quer enviar o dinheiro. Como a conta destino não possui PIX, então você terá que optar por enviar via TED ou DOC.

Feito isso, o emissor do valor terá que digitar a chave Pix do recebedor. Pronto, está feita a remessa, que será concluída em menos de 10 segundos, segundo diz o Banco Central.

Como receber dinheiro sem ter o PIX?

Para receber dinheiro via Pix, a pessoa terá que informar todos os dados de sua conta bancária para a qual o valor deve ser enviado. Quem vai enviar o dinheiro via Pix vai inserir esses dados no aplicativo dela, em vez de digitar a chave Pix. O recebedor terá seu dinheiro na conta em menos de 10 segundos.

As operações via o PIX só podem ser realizadas por meio de bancos?

Negativo! Outras instituições financeiras e de pagamentos também estão no PIX. A pessoa precisa ter apenas uma conta ativa em alguma dessas instituições que estão fazendo parte do PIX.

Precisa de um celular para utilizar o PIX?

Não! O PIX pode ser acessado por diversas canais de acesso que a instituição disponibilize para os seus clientes.

São meios como acessar por um computador ou ir até uma agência para realizar a operação.

É evidente que com um celular, o acesso ao sistema se torna muito mais rápido e fácil.

Posso usar o PIX sem internet?

Sim! Por enquanto, é necessário que exista conexão com a internet para que possa ser feito um PIX, mas o Banco Central do Brasil já divulgou a informação de que estuda começar a disponibilizar uma forma off-line no próximo ano.

PIX pode ser usado para pagar um boleto?

Depende! Se o boleto tiver apenas código de barras, não.

Para que uma conta via boleto seja paga pelo PIX, é fundamental que o emissor do boleto disponibilize no próprio boleto ou QR Code ou Chave PIX. Sem alguma dessas duas informações, ficará inviável a realização de pagamentos pelo PIX.

PIX tem comprovante?

Sim! Sempre que você concluir alguma transação, será disponibilizado um comprovante da operação. Se for pelo celular, após finalizar, aparecerá uma tela com o comprovante no aplicativo da instituição.

PIX tem histórico de transações?

Sim! As transações realizadas através do PIX, devem estar disponíveis no extrato da conta habilitada para fazer essas operações, sempre diferenciado das demais operações.

Quais as diferenças entre PIX e TED?

Na TED, o pagador terá que ter todos os dados do recebedor do dinheiro para realizar a operação e em alguns casos, os bancos compram para realizar esse tipo de operação.

Já com o PIX, você precisará de apenas uma informação (chave PIX) para realizar as transferências e não será cobrado nada.

Uma grande e principal diferença entre esses dois modelos de transferência de dinheiro é que enquanto no TED, nós possuímos limitações de tempo, ou seja, só podemos fazer TED durante os dias úteis de 8h às 18h, o PIX não tem essa restrição e pode ser realizado a qualquer momento do ano, independentemente de horário e data.

Se fizer um PIX para a conta errada, consigo estornar o valor para a minha conta?

Não! Você terá que entrar em contato com o responsável pela conta que recebeu o dinheiro de forma equivocada e solicitar que ele devolva o dinheiro.

Se você não conseguir, o banco não poderá devolver o dinheiro para você.

0
0Shares