Nesta segunda-feira, o Banco Central do Brasil liberou oficialmente o novo sistema de pagamento instantâneo, chamado PIX. Ele promete revolucionar o sistema financeiro nacional, mas como tudo na vida, existem lados positivos e negativos, existem vantagens e desvantagens.

Nesta matéria, iremos trazer as principais vantagens e desvantagens da nova ferramenta disponibilizada pelo Banco Central do Brasil.

Vantagens

🟢 01) Gratuito e instantâneo para transações on-line interbancárias (bancos diferentes) entre pessoas físicas.

Em muitos momentos, queremos ou precisamos fazer aquela transferência de dinheiro entre bancos diferentes e na maioria dos grandes bancos do país, você precisa pagar alguma taxa para essa operação, caso já não pague uma mensalidade para usufruir desses serviços. Com o PIX, você não precisará pagar mais essas taxas para os grandes bancos, caso queira continuar neles, basta se cadastrar no PIX e enviar o dinheiro via PIX.

Vale lembrar que a conta que receberá esse dinheiro também precisará receber via PIX.

🟢 02) Deverá gerar menos custos para as empresas, MEIs e prestadores de serviços.

Se você possui alguma uma grande empresa ou um pequeno negócio, poderá usufruir do PIX e não pagará nada para ter essa ferramenta. Ela te ajudará a receber pagamentos de uma forma fácil e segura.

🟢 03) Funciona fora do horário comercial, também nos fins de semana e feriados.

Uma das grandes vantagens do PIX, é que podemos utilizar em qualquer momento do dia ou da semana. Quer fazer aquela transferência às 2 da manhã do sábado para o domingo? Faz um PIX! 😉

Com o PIX, nós não teremos mais limitação de tempo para fazer transferências de dinheiro.

Sempre é muito importante lembrar que tanto quem envia o dinheiro quanto quem recebe o dinheiro, precisará ser dentro do sistema PIX.

🟢 04) Irá permitir, em breve, possibilidade de saques sem cartão em pontos comerciais.

Já imaginou chegar na padaria do seu bairro e sacar dinheiro no caixa? Pois é isso que o PIX promete fazer em breve.

Essa função não está inicialmente disponível, mas é uma das promessas do Banco Central do Brasil que em breve, possamos ir em estabelecimentos comerciais e consigamos sacar dinheiro no caixa.

Desvantagens

🔴 01) Não aceita crédito;

Neste momento, ainda não existe a possibilidade de utilizar crédito, apenas débito.

🔴 02) Para os pagamentos em estabelecimentos, exige mais passos que simplesmente usar cartão ou sistema NFC no celular;

Muito provavelmente isso ainda será um ponto que o Banco Central do Brasil terá que desenvolver, afinal de contas, se a ideia é facilitar a forma de realizar pagamentos, não é bem isso que acontece quando olhamos para os pagamentos em estabelecimentos, onde precisaremos dispor mais tempo do que estamos habituados a disprender quando fazemos pagamentos utilizando cartões.

🔴 03) Não há possibilidade de estorno nas transferências;

Antes de finalizar a operação, aparecerá uma tela de confirmação, apresentando os dados da pessoa que receberá a quantia transferida, mas por uma falta de atenção, nós podemos errar e isso poderá custar dinheiro, isso porque depois que a transação for confirmada, não poderá mais voltar atrás.

Então, muito cuidado e atenção na hora de realizar as transferências via o PIX.

🔴 04) Precisa de acesso à internet;

Assim como realizar pagamentos por cartões de débito e crédito, fazer pagamentos via o PIX também será necessário a utilização da internet.

Shares