O ano de 2021 está apenas começando e nada melhor do que o começo de um ano para avaliarmos quais os hábitos financeiros que precisamos deixar de lado para ter uma vida financeira em 2021 mais saudável.

Nós listamos cinco hábitos que você precisa avaliar se está na sua vida e se estiver, vamos te ensinar o remédio de como deixá-los para trás e iremos começar do hábito ruim para o pior hábito de todos.

#05: Parcelar as Compras

Nós colocamos ele como o quinto hábito ruim, pois não é necessariamente um hábito ruim, nesse caso, depende muito da situação.

Por exemplo, se absolutamente tudo que você compra, você parcela no cartão de crédito e não tem controle sobre o seu orçamento, então temos um grande problema, pois em algum momento isso irá virar uma bola de neve que dificilmente você conseguirá sair a não ser contraindo uma dívida para quitar o cartão de crédito.

Mas se você parcela apenas as compras que estão no seu planejamento financeiro, então não existe problema, pois, teoricamente, tudo está sob controle.

Como resolver?

Se você entende que compra todos os meses parcelado, qualquer coisa, então uma dica é comece a juntar uma quantia todos os meses. Exemplo, quero comprar um objeto que custa 500 reais e consigo juntar todos os meses 100 reais.

Juntarei por cinco meses os 100 reais e no quinto mês, comprei o objeto que estou querendo, e a melhor notícia é que comprarei à vista, podendo até conseguir um desconto e pagar menos.

#04: Pequenos gastos recorrentes

Nós achamos que o grande problema do nosso orçamento são sempre os grandes gastos, como a feira da nossa casa, a prestação do nosso imóvel ou aluguel da nossa casa, a prestação do nosso carro, mas a grande verdade é que o vilão maior do nosso orçamento está nas pequenas despesas.

São elas que acabam desequilibrando, negativamente, o nosso orçamento, afinal de contas, para os grandes gastos, nós já estamos preparados, mas e os gastos que não temos a real dimensão deles?

É aí que o bicho pega.

Como resolver?

Coloque a luz em cima desses gastos, entenda o quanto esses gastos atingem seu orçamento. Inicialmente, você poderá achar que é pouco, que representa quase nada, mas quando você começar a anotar seus gastos e identificar o quanto custa essas pequenas despesas no final de 30 dias, você poderá ter um grande susto.

Inicialmente, anote por 30 dias seus gastos e categorize. Se comprei um pão, então colocarei como “Padaria”, por exemplo. A categoria ficará a seu critério.

#03: Investir na Caderneta de Poupança

Em pleno 2021 se você me disser que ainda deixa 100% do seu dinheiro na Caderneta de Poupança, eu direi que você está de brincadeira na tomateira. J

Essa atitude já é considerada um dos piores hábitos possíveis, pois você está prejudicando demais seu futuro. Atualmente, já existem diversos investimentos, mais seguros que a Caderneta de Poupança e que rende mais que essa a Caderneta de Poupança.

Tesouro Direto é um dos maiores exemplos, além de ser o muito mais seguro, rende mais que a Caderneta de Poupança.

Como resolver?

Se você acredita que tem muito medo de deixar a Caderneta de Poupança, nesse momento, então comece a tirar 5% ou 10% do que você tem guardado e comece a investir em outros locais, como no Tesouro Direto ou em um CDB 100% do CDI.

Você só irá perder o medo ou até ganhar mais vontade de sair da Caderneta de Poupança quando começar a colocar a pele no jogo, não precisa ser todo o seu dinheiro, mas colocar uma parte já te ajudará a atingir o próximo nível.

#02: Não pesquisar os preços

Um hábito muito ruim que a grande maioria de nós, brasileiros, temos. Muitas vezes decidimos comprar determinado produto sem ao menos fazer uma pesquisa.

Eu já entrei diversas vezes nesse tipo de situação. No ano passado (2020), estava querendo comprar um tênis e quando encontrei o tênis que queria, não pensei duas vezes e comprei o que achei em um shopping aqui da minha cidade, mas quando fui na internet, e sem querer me deparei com o tênis que comprei na loja, estava praticamente 150 reais mais barato.

Quando decidi o tênis que queria, eu poderia ter entrado na internet, uma rápida pesquisa, já iria ver que pela internet poderia comprar com um desconto de no mínimo 100 reais.

Como resolver?

Veja algum produto que você quer comprar. A cada uma semana ou quinze dias tire um momento para fazer uma pesquisa na internet para entender qual o preço médio desse produto que você quer comprar.

Com dois a três meses de pesquisa, você já começará a saber quanto, de fato, aquele produto vale e poderá fazer uma compra muito mais consciente.

Vale lembrar que quando esse exercício é realizado, você começará a perceber o quanto está deixando de pagar para adquirir aquele produto. Encontrará até mesmo preços altíssimos e ficará satisfeito ao final, pois saberá que fez a melhora escolha possível.

#01: Gastar por Impulso

Pior do que comprar algo sem pesquisar, é gastar dinheiro a todo momento, ou seja, gastar por impulso. Esse é o pior hábito existente, afinal de contas, não há controle, compra tudo que ver pela frente, mesmo sem ter condições de fazer isso.

Como resolver?

Esconde, toca fogo, rasga o cartão de crédito e todas as outras formas de crédito possível, usa o cartão apenas no modo débito.

Se você entende que possui esse tipo de problema, o melhor a ser feito é utilizar apenas dinheiro e o cartão de débito, isso porque quando o dinheiro acabar, não terá como comprar mais nada.

Enquanto você faz isso, é bom procurar também alguma ajuda profissional médica, um psicólogo, por exemplo, pois esse tipo de problema pode estar relacionado a algum problema emocional.

Shares