Um dos primeiros assuntos que aprendemos quando o assunto é Educação Financeira é sobre o que são os Ativos e o que são os Passivos.

A primeira pergunta que eu te faço é: Você já escutou alguém falando sobre ativos e passivos? Você sabe o que são e qual a diferença entre eles?

Então, se liga nesse artigo que estamos trazendo para você, pois ao final dele, você saberá muito bem o que são os Ativos e Passivos na Educação Financeira e entenderá como identificar cada um deles.

No livro “Pai Rico, Pai Pobre”, Robert T. Kiyosaki afirmou que para quem quiser ficar rico, basta seguir apenas uma regra, comprar ativos. Por isso a importância de entendermos o que significa essas duas palavras no mundo da Educação Financeira.

Diferença entre Ativos e Passivos

Ativos: É todo e qualquer bem ou posse que gera um retorno para uma pessoa ou uma empresa, como por exemplo, títulos públicos e ações.

Passivos: É o oposto dos Ativos, é todo e qualquer bem que ao invés de gerar retornos para uma pessoa ou empresa, geram ainda mais custos, mesmo proporcionando algo, como contas de energia e aluguel, por exemplo. Você recebe a energia e precisa pagar algo ao final de um determinado período.

O mesmo produto pode se tornar ou um ativo ou um passivo, depende da forma que você utilizará esse bem. Por exemplo, se eu compro um carro e utilizo ele para o meu dia a dia, como meu meio de transporte, ele não se torna um ativo, mas sim um passivo, afinal de contas, segue retirando dinheiro do seu bolso todos os dias, pois você precisará gastar com manutenção, combustível e estacionamento, entre outras coisas. Por outro lado, se você utiliza esse mesmo carro para fazer dinheiro ao ser um motorista de aplicativo ou até mesmo aluga esse veículo para alguém, então ele passa a ser um ativo, pois por mais que você ainda tenha alguns custos com ele, como impostos, esse bem segue trazendo dinheiro para dentro do teu orçamento.

Tipos de Ativos Financeiros

Geram Renda: É um ativo que gera renda com frequência, como é o caso de ações que geram dividendos mensais, fundos imobiliários ou até mesmo um imóvel que você recebe aluguel.

Reserva: Sabe aquele dinheiro que você guarda para emergências? Ele se encaixa perfeitamente na categoria de Ativos de Reserva. Nessa categoria, colocamos todos os investimentos de altíssima liquidez para serem utilizados em emergências. Os títulos públicos de reserva com rendimento pré-fixado, são excelentes exemplos de Ativos de Reserva.

Crescimento: Por último e não menos importante, temos os Ativos de Crescimento, são aqueles investimentos que renderão algo no longo prazo. Os investimentos em ações se encaixam muito bem nessa categoria, pois quando um investidor na média investe seu dinheiro em alguma ação, ele está visando o longo prazo, a valorização daquela ação nos próximos meses ou anos.

Tipos de Passivos Financeiros

A Descoberto: Nesse caso, as dívidas são maiores que os ganhos com ativos.

Circulante: É tudo aquilo que deve ser pago em breve, como empréstimos.

Fictício: São os custos que já foram pagos e não entram mais na balança.

Não-Exigível: São os passivos que não devem ser obrigatoriamente pagos. Em uma empresa seria como bônus para os funcionários.

Shares