No final de novembro de 2020, o Conselho Monetário Nacional (CMN), aprovou uma medida que abriu espaço para as corretoras e as distribuidoras de títulos e valores imobiliários prestar o serviço de pagamentos aos clientes. Nesta segunda-feira, a medida entrou em vigor e agora, se você possui uma conta em alguma corretora, não se surpreenda se ela abrir espaço para que você possa realizar pagamentos de boletos na própria plataforma.

Anteriormente, toda e qualquer conta que tínhamos em uma corretora de valores, por exemplo, tinha como único objetivo realizar investimentos, mas com essa nova porta que se abre, muita gente deixará de utilizar bancos para ficar apenas com as corretoras.

Vale lembrar que não é obrigatório a sua corretora de valores oferecer esse tipo de serviço, fica a cargo da instituição.

O Banco Central do Brasil alega que com essa possibilidade, a disputa por clientes ficará ainda mais acirrada, além de ajudar a aprimorar a gestão de recursos no segmento de intermediação financeira e a ampliar as fontes de receitas dessas instituições, também chamadas de sociedades de intermediação.

“Independentemente da modalidade escolhida, os recursos mantidos nas contas, enquanto não comprometidos com a liquidação de operações em nome dos clientes, deverão ser aplicados em títulos públicos federais ou mantidos como disponibilidades pelas sociedades de intermediação”, explicou o BC após a aprovação da medida.

Shares