Antes de falarmos sobre qual é a diferença de um para o outro é importante que você saiba que o Banco Central do Brasil já divulgou a informação de que em 28 de outubro de 2024, será obrigatório todos os bancos começarem a oferta para seus clientes, essa modalidade de pagamento.

O entendimento do Banco Central brasileiro é que com esse novo mecanismo, possamos ter uma facilidade maior nos pagamentos recorrentes. Na prática, a nova forma de pagamento será semelhante ao débito automático, mas com algumas melhorias significativas.

Mas você deve estar se fazendo a seguinte pergunta: “O que me fará deixar de utilizar o débito automático, para utilizar o PIX Agendado ou Automático?”

Primeiros, vamos entender a diferença do PIX Automático para o Agendado:

Como vai funcionar

Se você quiser aderir ao pagamento via PIX Automático, será necessário entrar em contato com a empresa que recebe o seu pagamento e informar que tem interesse em aderir a nova modalidade de pagamento.

Exemplo: Todos os meses, eu faço um pagamento a empresa Simbora Poupar, referente a consultoria financeira. Você entrará em contato com a Simbora Poupar, informando que quer mudar a forma de pagamento e utilizar o PIX Automático. A empresa Simbora Poupar terá que lhe enviar a proposta de pagamento via PIX Automático, via notificação. Estando de acordo, o cliente poderá aderir a nova modalidade.

Todos que utilizam o PIX atualmente, terão o direito de realizar os pagamentos via PIX Automático, desde pessoa física até a pessoa jurídica. Mas vale lembrar que para as empresas que possuem pagamentos recorrentes, cabe aos bancos escolherem se querem disponibilizar ou não esse tipo de pagamento para cada empresa.

Diferença entre PIX Automático e PIX Agendado

O PIX Agendado só poderá ser realizado entre pessoas físicas.

Exemplo: Eu tenho um filho e todos os meses, faço uma transferência para meu filho, referente ao pagamento da mesada.

Esse perfil de pagamento se encaixa no PIX Agendado, pois será entre duas pessoas físicas.

Além de mesadas, pagamentos recorrentes como doações, aluguéis, diaristas, terapia, personal trainer, entre outros, se encaixarão nesse tipo de modalidade.

Vale ressaltar que o PIX Agendado só funcionário se o pagador e o recebedor for pessoas físicas.

Já o PIX Automático será utilizado para pagamentos a empresas, como serviços públicos (água, luz, telefone e contas domésticas), assinatura de serviços (internet, streaming, portal de notícias), mensalidades (escola, condomínio, plano de saúde) e serviços financeiros (parcelamento de seguro, empréstimo, consórcio).

O PIX Agendado/Automático será melhor que o Débito Automático?

Tudo indica que sim!

Com o Débito Automático, havia uma limitação de instituições financeiras que poderiam utilizar essa ferramenta. Para uma empresa aderir ao pagamento via Débito Automático, teria que fazer um convênio com cada banco, para que o banco estivesse apto a realizar aquele pagamento via Débito Automático. Já com o PIX Automático, a empresa que receberá o pagamento, não precisará fazer convênio com todos os bancos, basta apenas fazer com um e enviar a notificação para o cliente, facilitando a vida do cliente que, independentemente de qual banco esse cliente tenha conta, ele poderá se beneficiar do pagamento via PIX Automático.

Shares