Nesta segunda-feira, tivemos a 19ª reunião plenária do Fórum PIX, comitê consultivo permanente do Banco Central. Nessa reunião, houve a informação de que o Banco Central vem trabalhando em novas possibilidades com o sistema PIX, como é o caso do PIX Automático. A intenção é que com esse PIX Automático, as pessoas possam agendar pagamentos recorrentes, como o pagamento de água e luz.
O PIX Automático foi desenvolvido com base em três pilares: segurança, praticidade e flexibilidade, tanto para os pagadores como para os recebedores. Com isso, o PIX Automático poderá ser utilizado em diferentes tipos de negócios, desde negócios digitais quanto negócios físicos.
Segundo o Banco Central, o PIX Automático funcionará mediante autorização prévia do usuário, para pagamento que se repetem mensalmente e, consequentemente, poderá ser um pagamento programado. Como o próprio nome já diz, o PIX Automático funcionário de forma automática, visando facilidade o dia a dia dos usuários.
Toda e qualquer empresa de qualquer que seja o segmento do mercado, terá a possibilidade de utilizar essa nova ferramenta que será lançada pelo Banco Central. Para isso, terá que ser uma cobrança recorrente, como são os casos de contas de energia e água, além de companhias de seguros, escolas, academias, condomínio, serviços de streamings, clubes por assinatura, entre outros.
Na segunda-feira, além da definição do mês de lançamento (abril de 2024), foi apresentada a agenda de implantação do novo serviço. As decisões sobre o Pix são tomadas após discussões com diversos agentes do mercado que, juntos, contribuem com a contrução e transparência do serviço de pagamentos instantâneos do BC.