Na última quinta-feira (30/11), encerrou o prazo para receber a primeira parcela do 13ª salário, para todos aqueles que devem receber o décimo terceiro salário. A segunda parcela do 13ª salário deverá cair na conta dos trabalhadores até 20 de dezembro.
Para muitas pessoas, a dúvida fica na cabeça: como usar esse dinheiro extra da melhor forma possível?
O 13ª salário pode ser uma força importante para você começar a quitar suas dívidas, fortalecer sua estabilidade financeira, começar a investir ou proporcionar um tempo de qualidade para você e sua família.
Nós separemos aqui seis dicas para te ajudar a tomar a melhor decisão do que fazer com o seu 13ª salário.
1. Dívidas
Você possui dívidas?
Ah vale lembrar que quando falamos de dívidas, não são aquelas parcelas que pagamos todos os meses. As dívidas que nos referimos são os pagamentos em aberto, ou seja, pagamento que estão atrasados.
Pois bem, se você possui algum pagamento atrasado, considere utilizar o seu 13ª salário para quitá-las ou começar a quitar. Comece pelas dívidas com as taxas de juros mais altas, como cartões de crédito ou empréstimos. Eliminar essas dívidas pode começar a aliviar sua vida no próximo ano, afinal de contas, você entrará em 2024 sem ter aquelas ligações chatas de cobrança.
Mas quero deixar outro ponto importante, se o dinheiro que você tiver disponível para pagar a dívida, não for o suficiente para quitá-lo, não parcele, pois você poderá jogar dinheiro no lixo, literalmente.
2. Reserva de Emergência
Se você já passou da primeira fase de não ter nenhuma dívida, mas não possui nenhum dinheiro guardado, utilize o 13ª salário para criar ou fortalecer sua reserva de emergência.
Muitos falam que o ideal é ter de 4 a 6 meses do seu salário guardado na reserva de emergência, mas eu te garanto que se você tiver ao menos 3 meses do seu salário guardado na sua reserva de emergência, já vai será uma grande reserva.
3. Futuro Financeiro
Outra alternativa para o seu 13ª salário é investir seu 13ª salário em ativos financeiros que possam gerar retorno no longo prazo, como ações pagadoras de bons dividendos, fundos imobiliários. O ideal é consultar um especialista em investimentos para explorar quais investimentos se encaixam no seu perfil.
4. Compras Planejadas
Se havia algo que você estava querendo comprar há algum tempo, chegou a hora de reservar uma parte do seu 13ª salário para adquirir esse produto. Isso é uma excelente alternativa, principalmente para você não entrar em 2024 com novas parcelas de presentes que você queria dar e teve que parcelar, por exemplo.
5. Educação ou Desenvolvimento Profissional
Se todas os pontos que citamos acima estão bem administrados na sua vida financeira, que tal começar a investir ainda mais na sua educação e desenvolvimento profissional?
Existe algum curso que você quer começar e não começa porque faltava dinheiro?
Use esse 13ª salário para dá o pontapé inicial nessa jogada.
6. Se presentei
Por vezes, entendemos que o Natal é um momento que temos que presentear as pessoas que amamos, mas acabamos esquecendo de nós mesmos. Nós também merecemos um presente e não qualquer presente.
O 13ª salário poderá ser uma forma de você comprar algo para se presentear. Permitir-se um momento de recompensa é igualmente importante para o bem-estar financeiro.
E você, recebeu 13º salário? Como pretende utilizar esse dinheiro extra? Comente conosco aqui e nas nossas redes sociais!