No começo desse mês de abril, houve um reajuste médio de 10% no preço dos medicamentos em todos os estados do Brasil e se você precisa comprar com frequência remédios, trouxemos algumas dicas para você economizar nessa hora.

Alguns medicamentos podem ser adquiridos de forma gratuita nas farmácias das UBSs. É necessário que você apresente uma receita e o documento de identidade.

É importante ressaltarmos que por causa da pandemia do COVID-19, você também pode agendar a retirada do medicamento no local.

Antes de qualquer coisa, pesquise. Pegue o nome do remédio e jogue na internet para verificar um preço médio que é vendido, dessa forma quando você for até a farmácia, saberá o quanto estará disposto a pagar naquele medicamento.

Existem os remédios “originais” e os “genéricos”, e geralmente os genéricos são remédios mais baratos que os “originais”, eles possuem a mesma fórmula, o que muda é o laboratório que fez o medicamento.

Uma dica importante nesse ponto é que sempre que o médico for passar a receita, ele informe qual é o princípio ativo em vez da marca, dessa forma você poderá pesquisar com mais facilidade.

Você já passou em alguma grande farmácia da sua cidade e viu uma placa com o seguinte dizer: “Aqui tem Farmácia Popular”?

Se alguma vez você viu isso, quer dizer que aquela farmácia tem uma parceria com o governo onde oferece medicamentes gratuitos de hipertensão, diabetes e asma para pessoas que possuem cadastro e receita.

Vale ressaltar que para alguns medicamentes, o programa possibilita um desconto de até 90%.

Para ter acesso a esse programa, você precisa ir até uma farmácia credenciada, apresentar a receita que não precisa ser de um médico do SUS e a sua identidade. Não são todos os medicamentos que são contemplados nesse programa.

Assim como diversas empresas, as farmácias também costumam ter programas de fidelidade que dão descontos para os clientes cadastrados. Esse é mais um jeito de pagar menos nos produtos.

Algumas farmácias orientam que o cliente compre o produto pelo aplicativo e retire na loja, pois dessa forma consegue adquirir o produto com bons descontos.

Além disso, muitos planos de saúde também possuem parcerias com farmácias onde os medicamentes recebem determinados descontos, dependendo do plano de saúde que você faz parte.

Nunca é demais dizer, mas assim como os supermercados, nenhum produto está colocado de forma aleatória, existe uma intenção para que determinado produto fique perto da porta de entrada/saída e outros produtos fiquem mais próximo ao balcão onde pedimos os remédios.

Então, fique muito atento para não cair em ciladas. Se você vai na farmácia, procure comprar aquilo que realmente importa para você.

Farmácias que ficam em bairros mais nobres, tendem a cobrar valores maiores nos produtos, mesmo sendo de uma mesma rede. Por exemplo, a Farmácia Simbora Poupar tem duas unidades, uma em um bairro nobre da sua cidade e outro em um bairro popular.

No bairro nobre, a nossa farmácia tende a cobrar 7 reais em um remédio para dor de cabeça e a nossa farmácia que fica no bairro mais popular da sua cidade, cobra 5 reais.

Percebe a diferença?

Shares