No último domingo (03), um fato muito engraçado ganhou força nas redes sociais, mais precisamente no Twitter. Um internauta perguntou se existia a possibilidade de bloquear alguém no PIX para não receber mais dinheiro dessa pessoa, isso porque, segundo ele, um primo teria terminado o relacionamento com a namorada e a namorada, querendo reatar o relacionamento, tentou entrar em contato com ele, para pedir desculpas e se explicar, mas o primo desse rapaz teria bloqueado a garota em todos os meios de comunicação possível.

Foi nesse momento que veio a grande ideia da mulher de enviar um centavo via PIX com mensagens de pedidos de desculpas.

O assunto ganhou tanta força na internet que foi para na mesa dos responsáveis do Banco Central do Brasil que precisaram se pronunciar a respeito do assunto.

O Banco Central do Brasil, por meio da sua assessoria de imprensa, informou que não existe, no momento, uma maneira de bloquear um pagador.

“O que o usuário pode fazer é configurar o aplicativo da instituição na qual mantém a conta para não receber a notificação do pagamento. Mas o pagamento em si não é bloqueável de regra”, informou o Banco Central do Brasil.

A resolução do BC que disciplina o funcionamento do Pix só prevê a possibilidade de bloqueio de uma conta por parte das instituições financeiras e de pagamentos participantes do novo sistema em caso de fraude.

O BC também não permite o bloqueio de pagadores específicos pelos usuários no caso de transferências feitas por meio de TED ou DOC, ressalvada novamente a possibilidade de fraude.

Shares