Quando começamos no mundo dos investimentos, precisamos ter em mente que em algum momento precisaremos começar a nos relacionar com as corretoras de investimentos e queremos pontuar algumas coisas que são fundamentais para te ajudar a escolher qual a melhor corretora para o que você deseja.
Sempre é bom lembrar que antes de investir, sempre saiba qual é o seu objetivo, afinal de contas, ele será fundamental para te guiar em seu caminho.
A maioria das corretoras não nos cobram para que tenhamos uma conta nelas e isso é muito bom, pois podemos abrir conta em diversas corretoras e ver qual é a melhor para a sua situação.
Mas se você não quer fazer isso e procura ser o mais objetivo possível, então vamos elencar três pontos que é importante analisar antes de abrir sua conta na corretora.
Qual é a taxa de corretagem da corretora?
A Taxa de Corretagem é o valor que a Corretora de Valores cobra para cada operação financeira que você fizer dentro da plataforma, ou seja, para toda vez que você fizer algum tipo de investimento, a Corretora de Valores poderá te cobrar algum valor.
Algumas corretoras cobram uma taxa fixa ou cobram por operação.
Ela cobra taxa de custódia mensal? Qual é o valor?
Algumas corretoras cobram taxas mensais para “guardar” seus investimentos. Cada Corretora de Valores cobra um valor diferente, então é bom se informar sobre quanto a corretora que você quer abrir, cobra.
Vale ressaltar que como os processos são praticamente 100% digitais, a grande maioria das corretoras não cobram mais taxa de custódia.
As aplicações no Tesouro Direto são cobradas?
A grande maioria dos investidores começam sua caminhada investindo no Tesouro Direto, afinal de contas, é um dos investimentos mais seguro do mercado financeiro brasileiro. Atualmente, arrisco a dizer que nenhuma corretora cobra para investir no Tesouro Direto.