O Banco Central do Brasil começou a receber relatos de que o Sistema PIX passou a ser alvo de golpes por criminosos. Desde o dia 5 de outubro, o Banco Central do Brasil autorizou as instituições financeiras a darem início ao cadastro dos clientes para receber as chaves que iriam ser o caminho por onde as operações fossem realizadas.
Essas chaves podem ser criadas através do número de celular, CPF ou CNPJ, e-mail ou chave aleatória que é o código criado pelo próprio PIX.
Segundo a Polícia Federal de Pernambuco, o problema é que o pré-cadastramento dessas chaves passou a ser alvo de golpes e obtenção de informações sigilosas e senhas, onde o cliente é levado para realizar o cadastro em um site falso.
De acordo com a Polícia Federal, é recomendado conferir se o endereço em que é solicitado o cadastramento é, de fato, de um dos 900 bancos que oferecem o serviço PIX.
Como é de costume, os bancos alertam, por meio das suas redes de comunicação, que nunca pedirão senhas ou códigos de validação de transações fora de seus canais digitais.
As técnicas mais comuns são: a instalação de softwares falsos nos computadores e celulares, promoções falsas para coletar dados e a indução da entrega de informações em cadastro falso.
Como não cair nestes golpes
– Não forneça senhas ou efetue o cadastro do pix fora do aplicativo ou site oficial do banco (nem mesmo pelo telefone);
– Nunca clique em links e nem em botões para instalações de qualquer dispositivo enviados por e-mail, whatsapp, facebook ou SMS sob hipótese alguma, é sempre melhor apagar.
– Os bancos não enviam mensagens ou links pedindo dados, senhas ou informações pessoais dos correntistas e não envia links por e-mail ou whatsapp para atualização de qualquer sistema de segurança ou verificação de cadastro. Via de regra isso é feito no site oficial ou pelo próprio aplicativo quando ele precisa fazer algum tipo de alterações ou mudanças para o tornar mais seguro e completo.
– Não compartilhe links duvidosos com seus contatos sem antes saber se são autênticos – você pode estar sendo usado para espalhar o golpe e prejudicar outras pessoas, inclusive seus parentes.
– Cuidado com o imediatismo de mensagens tais como: “Sua Conta será bloqueada se não fizer o procedimento de segurança”, Nunca preencha nenhum cadastro, formulário ou pesquisa fornecendo seus dados financeiros ou pessoais através de links enviados pelo e-mail, como: senha de bancos, cartão de crédito, conta corrente, benefícios, dentre outros.
– Ao entrar em qualquer página verifique se existe um cadeado cinza no canto superior esquerdo da página – isso atesta que sua conexão não foi interceptada e que o site está criptografado para impedir golpes.
– Veja a grafia do endereço da página. Elas têm que ter o HTTPS onde o “S” corresponde a uma camada extra de segurança, ou as terminações, .com.br, .gov.br.
– Instale um bom antivírus em seu celular ou computador e tenha o sistema operacional do seu celular e computador atualizados