Hoje, separamos alguns pontos que poderemos considerar vantagens e outros que consideramos desvantagens na hora de escolher fazer um investimento através de Fundos de Investimentos.
Vantagens
Gestão Profissional: Não podemos negar, ter um especialista trabalhando e dando a devida atenção ao seu dinheiro é muito importante na hora de considerar colocar nosso dinheiro em um Fundo de Investimento.
Diversificação: Mesmo você colocando “pouco” dinheiro em um Fundo de Investimento, seu dinheiro irá se somar a outras quantias e ganhará mais força. Dessa forma, será possível seu dinheiro ser aplicado em diversos investimentos.
Menores Custos: Como os Fundos de Investimentos possuem altos níveis de movimentações financeiras, eles conseguem diminuir os custos nas operações, coisa que dificilmente você investindo individualmente conseguirá.
Eficiência: Você não precisará ficar se preocupando se o mercado está subindo ou caindo, afinal de contas, terá uma equipe totalmente especializada nisso, trabalhando diariamente para que seu dinheiro possa render o esperado.
Cálculo do Imposto: Tanto o imposto de renda quanto o IOF, se for o caso, serem cobrados na fonte, ou seja, não há necessidade de o investidor ficar efetuando cálculos para saber sua rentabilidade e nem se preocupar em ter de recolher o imposto.
Desvantagens
Come-Cotas: É um adiantamento do imposto de renda cobrado nos meses de maio e novembro. (Este come-cotas não é cobrado nos fundos abertos de ações e nos fundos fechados). Se este valor não fosse pago antecipadamente para a Receita, poderia continuar rendendo para o cotista. Isto ocorre, por exemplo, quando um investidor compra uma LFT, título do Tesouro, e só vai pagar IR no resgate ou vencimento.
Taxa de Administração: Quem trabalha quer receber. Toda aquela equipe profissional que trabalha para fazer com que seu dinheiro possa se valorizar e você receba aquilo que foi prometido, precisa cobrar alguma coisa, e é na forma da Taxa de Administração que essa equipe/empresa receberá por estar administrando seu dinheiro.
Taxa de Performance: O Fundo também poderá cobrar caso o retorno seja maior do que o prometido inicialmente, ou seja, se ele promete ultrapassar em 20% o CDI, se ele ultrapassar 25%, por exemplo, ele poderá cobrar um percentual em cima desse valor que foi ultrapassado.