Quando a gente fala sobre investimentos, são tantas as possibilidades que eu acabo ficando perdido.
Mas por qual motivo eu não deixo isso na mão de quem entende? De quem vive disso?
Pois bem, é a partir dessa dor que surge a indústria dos Fundos de Investimentos.
Um Fundos de Investimentos funciona basicamente como um condomínio. O Fundos de Investimentos possui um CNPJ próprio. Você não investe no Fundos de Investimentos, você investe em ativos, através do Fundos de Investimentos.
Quando você coloca seu dinheiro no Fundos de Investimentos, você deixa o dinheiro na mão de um Gestor que possui a missão de identificar quais os melhores investimentos realizar, de acordo com o objetivo do Fundos de Investimentos.
Mas acima, falamos que a ideia de um Fundos de Investimentos é muito parecida com a de um condomínio, mas como assim?
Em um condomínio, nós pagamos um valor mensal para que o sindico administre esse dinheiro, visando cada vez mais melhorar a estrutura do local. O síndico irá ser responsável por cuidar da melhor forma possível do condomínio, utilizando o dinheiro que recebe mensalmente dos moradores. É a mesma ideia de um Fundos de Investimentos, quando investimento nele, deixamos nosso dinheiro na mão de um gestor que fará o máximo possível para que o dinheiro investido possa se valorizar cada vez mais.
Essa orientação de condomínio é utilizada dentro do mercado financeiro quando se tenta explicar o que é um Fundos de Investimentos.
Como funciona na prática?
Quando queremos entrar em um determinado Fundos de Investimentos, precisamos comprar uma cota.
Vamos supor que cada cota hoje esteja valendo 100 reais. Então, para você entrar no Fundos de Investimentos, você terá que desembolsar no mínimo, 100 reais.
Mas o valor da cota, muda diariamente, afinal de contas, dentro desse Fundos de Investimentos, existem diversos ativos/investimentos, e esses ativos vão mudando seus valores todos os dias.
Quando for amanhã, o valor da cota, desce, então, para entrar nesse Fundos de Investimentos, você não precisará mais de 100 reais, com 90 reais você consegue entrar.
Depois de amanhã, esse fundo se valorizou, e subiu para 110 reais. Caso você queira investir mais, já sabe que terá que desembolsar não mais 100 reais e nem 90 reais, agora terá que investir 110 reais.
O que devo levar em consideração na escolha de um Fundos de Investimentos?
Quem é o Gestor desse Fundos de Investimentos?
É fundamental entender quem é esse gestor que tomará as decisões de investimentos.
Se for um gestor com grande nome dentro da área, possa ser até que ele cobre uma taxa de administração maior, afinal de contas, você estará colocando seu dinheiro nas mãos de quem consegue entregar um resultado muito bom.
Objetivos do Fundos de Investimentos
Todo e qualquer Fundos de Investimentos possui um objetivo e isso precisa sempre estar muito claro para todos os cotistas e para aqueles investidores que possuem interesse em se tornar cotista daquele fundo.
A grande pergunta que você precisa fazer quando entender qual é o objetivo desse Fundos de Investimentos que você estar analisando, é se ele possui o mesmo objetivo que o seu.
O Fundos de Investimentos irá transmitir o seu objetivo da seguinte forma:
“O objetivo desse Fundos de Investimento é superar o CDI em X% ao ano”
“Nosso objetivo é acompanhar o índice Ibovespa”
Diante dessa informação, você já sabe que os gestores ou gestor desse Fundos de Investimentos utilizará todo o seu conhecimento para que superar o CDI no percentual informado ou sempre ficar muito próximo do índice Ibovespa.
Política
Qual a política de investimento desse fundo?
Onde eles vão investir meu dinheiro?
Existem limites para determinado produtos financeiros?
Ex.: Nosso Fundos de Investimento poderá investir em Y, mas nunca acima de 20% do patrimônio do fundo.
Fatores de Risco
Quais os fatores de risco que você está incorrendo por investir através desse Fundo de Investimento?
Uma coisa que pode acontecer é você ser convidado a aportar mais dinheiro no Fundo de Investimento.
Como assim?
Vamos supor que o gestor tentou fazer uma operação e que a perca de dinheiro foi tão grande nessa operação que os gestores estão solicitando que os cotistas coloquem mais dinheiro no fundo.
Vale lembrar que os Fundos de Investimentos não possuem proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).
Então, o teu nível de segurança está associado a aquilo onde o fundo investe que é determinado na política.
Tributação
Qual a tributação envolvida?
Via de regra você seguirá a tabela regressiva de Imposto de Renda. Quando investimos em um fundo exclusivo de ações, você terá uma tributação de 15% sobre o lucro.
Uma categoria exclusiva de fundos de investimentos de renda fixa de curto prazo, então você tem uma tributação sobre a renda congelada em 20%.
A maior parte dos fundos de investimentos seguirá exatamente a tabela regressiva do Imposto de Renda.
Obs.: Quando investimos em Fundos de Investimentos existe a incidência do que o mercado chama de come-cotas.
O que é o come-cotas?
Duas vezes por ano, sempre nos meses de maio e novembro, há uma antecipação do recolhimento do imposto sobre a renda em 15%.
Imaginemos que investimos em um Fundo de Investimento e o tempo foi passando. Quando chega o mês de maio ou novembro será feito a conta proporcional da renda que você teve nesse período, calcula-se 15% em cima dessa renda.
Nos demais investimentos, você paga o Imposto de Renda apenas no final, ou seja, quando você resgata. Já nos Fundos de Investimentos não é assim, existe o recolhimento antecipado.
Mesmo o come-cotas recolhendo o dinheiro do imposto, você ainda continua correndo com a tabela regressiva do Imposto de Renda.
Mas como assim? Eu num já paguei o imposto?
Se você vende sua posição antes de dois anos, você ainda não pagará a menor taxa do Imposto de Renda de 15%.
Então, você passou cinco meses com o seu dinheiro investido no Fundo de Investimento. Quando foi no quinto mês você solicitou o dinheiro, mas já houve o come-cotas.
Nessa situação, você terá que pagar 22.5% de Imposto de Renda. Mas lembra que o come-cotas já pegou 15%? Então você terá que pagar a diferença entre 15% e 22,5%.
Quem faz todo esse processo do come-cotas é o próprio gestor do Fundo de Investimento que você investiu.
O nome é come-cotas, porque quando chega o período desse imposto, o gestor terá que tirar dinheiro das suas cotas para pagar o seu imposto e pode haver situação de você entrar para ver o seu saldo e ter cotar menos do que o mês anterior, isso porque o gestor precisou tirar para recolher o imposto antecipado, o famoso come-cotas.
Taxa de Administração
Isso é a remuneração do gestor.
Quem trabalha, tem que receber.
Naturalmente, se eu tenho uma determinada rentabilidade e antes dessa rentabilidade chegar em meu bolso, eu descontarei impostos e além dos impostos eu irei tirar, antes de colocar esse dinheiro no meu bolso, a remuneração do gestor, regra geral quanto menor a taxa de administração, melhor, mas não necessariamente é a taxa de administração que irá dizer se um fundo de investimentos é bom ou não é bom.
Inclusive, a rentabilidade dos Fundos de Investimentos é divulgada nas lâminas, liquidas da taxa de administração.
Por que isso?
Eu não me incomodo de pagar uma taxa de administração exorbitante, desde que depois que eu pagar essa taxa, a rentabilidade liquida seja também exorbitante, seja ótima.
Eu posso pagar muito bem o gestor do Fundo de Investimento, desde que ele me entregue um excelente resultado.
Quando essa relação perde coerência, então começa a ficar caro.
Quando eu pego um Fundo de Investimento que o gestor não tem quase nenhum trabalho, pega tudo e compra de títulos públicos, coisa que eu poderia estar fazendo, devolve para mim e ainda cobra uma taxa pesada, não faz sentido.
Regras de Movimentação
Aqui iremos saber como é que funciona o resgate, se tem carência, quanto tempo eu irei receber o dinheiro quando eu pedir de volta e etc.
Esse ponto é muito importante, porque é aqui que você verá se seus objetivos batem com os objetivos e regras desse Fundo de Investimento que você está analisando.
Por exemplo, você quer colocar seu dinheiro em um investimento que tenha alta liquidez, pois será sua reserva de emergência, se nas regras de movimentação estiver claro que quando você pede o dinheiro de volta, você terá que esperar 30 dias, então esse fundo não faz sentido para esse objetivo que você procura.
Como faço para encontrar todas essas informações?
Toda vez que você for analisar um Fundo de Investimento, você terá que solicitar o Prospecto.
Nele você encontrará tudo.
TIPOS DE FUNDOS
Fundos de Renda Fixa – Fundo DI
Esse Fundo de Investimento busca acompanhar o desempenho da Taxa DI, ou seja, são fundos pós-fixados.
Ex.: Eu imagino que a Taxa Básica de Juros irá subir nos próximos meses, então irei colocar meu dinheiro em um Fundo DI.
PRÉ-FIXADO: Bom quando você entende que a Taxa Básica de Juros irá cair nos próximos meses.
Fundos MultiMercado: São fundos que realizam investimentos em Renda Fixa e Renda Variável.
Fundo dos de Renda Variável: É um fundo que investe em ações, por exemplo.
Uma resposta